FedEx, anteriormente conhecido como Federal Express, é um dos principais operadores no mercado de entrega de pacotes e um concorrente direto da Líder global. Ao contrário da UPS, a história da FedEx é relativamente curta, com a empresa sendo fundada apenas pelo atual chefe executivo, Fred Smith, em 1971.
No entanto, quarenta anos mais tarde, a empresa tem a maior companhia aérea do mundo em termos de toneladas de carga voadas e o quarto maior do mundo em termos de tamanho da frota tem quase 300.000 funcionários e receita de vendas em mais de US $40 bilhões. Assim como é feito o rastreamento dos Correios.
Fundando O Federal Express
Fred Smith desenvolveu a ideia de uma empresa global de logística quando ele era estudante na Universidade de Yale, com outros estudantes notáveis, como o futuro presidente George W. Bush e candidato presidencial democrata John Kerry.
A operar as suas próprias aeronaves, depósitos, estações de destacamento e furgões de entrega onipresentes
Após se formar em Yale, Smith começou a Federal Express em 1971 com sua herança de US $4 milhões de seu pai e US $91 milhões de capital de risco. Ele baseou a empresa nas ideias que ele desenvolveu em Yale, focando em um sistema integrado ar-terra. Ele começou a empresa no Little Rock nacional aeroporto em Arkansas, mas depois de dois anos de fraca cooperação com o aeroporto, Smith moveu a operação Federal Express para sua atual localização em Memphis, Tennessee, que era a cidade natal de Fred Smith.
A Federal Express iniciou as operações aéreas do Aeroporto de Memphis em 17 de abril de 1973, com quatorze aeronaves a jato Dassault Falcon 20 que foram usadas para mover pacotes entre vinte e cinco cidades.
Os primeiros três anos de operação viram a empresa perder dinheiro, apesar de ser a nova empresa mais financiada na história dos EUA, em termos de capital de risco. Não foi até 1976 que a empresa viu seu primeiro lucro de US $3,6 milhões baseado em 19.000 pacotes por dia.