Conheça 7 benefícios que o Magnésio traz para a saúde!

O magnésio encontra-se em quase todos os alimentos, mas também na água mineral que bebemos.

Geralmente, uma dieta equilibrada ajuda a satisfazer a dose diária recomendada. No entanto, em caso de deficiência, poderá ser necessário um suplemento.

Benefícios

Conheça alguns dos principais benefícios que o magnésio traz à saúde, fique por dentro e garanta sua saúde e bem-estar.

A falta deste ingrediente em seu corpo pode trazer inúmeros problemas à sua saúde.

1. O magnésio promove a concentração

O magnésio é conhecido pelos seus poderosos efeitos estabilizadores sobre a capacidade de concentração, aprendizagem e assimilação.

Uma cura com magnésio é frequentemente recomendada por profissionais de saúde durante exames ou períodos de intenso esforço intelectual.

Benefício do magnésio

Em algumas crianças, a deficiência de magnésio pode manifestar-se em hiperatividade, dificuldade de concentração, forte emocionalidade e um estado de stress.

Com conselhos médicos, a suplementação ou ingestão adequada através da dieta pode reduzir ou mesmo parar estas perturbações.

2. Alivia a síndrome pré-menstrual

O corpo reage a desequilíbrios hormonais causados pelo início da menstruação.

Consequência? O nível de magnésio no corpo cai e a famosa síndrome pré-menstrual pode então aparecer.

Caracterizado por cólicas abdominais, nervosismo, dificuldade em dormir ou enxaquecas, esta síndrome aparece em muitas mulheres poucos dias antes da chegada da menstruação.

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3. Atua contra a irritabilidade e as mudanças de humor

Uma cura com magnésio pode ser a solução para esta situação, e as possíveis mudanças de humor que a acompanham.

Muitas vezes associada ao stress e fadiga, a irritabilidade pode resultar de deficiência de magnésio.

O mineral atua para manter o equilíbrio nervoso, emocional e psíquico por vezes perturbado pelo ambiente, stress ou desequilíbrios hormonais.

5. Participa na perda de peso

O magnésio também perde facilmente o peso. Graças à sua ação desintoxicante, elimina as toxinas e gorduras do corpo e transforma-as em energia.

Além disso, limita os desejos de doçura pelos quais ansiamos quando estamos estressados ou cansados.

Como sabemos, a falta de sono e a falta de apetite estão intimamente ligados. Um grande cansaço provoca o desejo de comer mais, mas acima de tudo alimentos mais gordos e doces.

6. Contribui para a saúde óssea

O magnésio é um mineral essencial à estrutura óssea. Na verdade, é tão útil como o cálcio.

Nas crianças, participa no crescimento e consolidação dos ossos à medida que estes crescem.

Em todas as idades, uma dieta suficientemente rica em magnésio está ligada a uma melhor densidade mineral óssea.

Para as mulheres, que estão em risco de perda óssea durante a menopausa, o magnésio atua para manter a saúde óssea.

7. O magnésio regula a pressão sanguínea

O papel da dieta sobre a tensão arterial elevada não é negligenciável. Certos minerais, incluindo o magnésio, também podem atuar para prevenir a hipertensão.

Além disso, como parte de uma dieta para a tensão arterial elevada, os profissionais de saúde recomendam geralmente uma dieta rica em magnésio, cálcio e potássio.

Por uma boa razão, estes nutrientes ajudam a regular a pressão arterial e a prevenir os riscos associados (ataque cardíaco, AVC, angina de peito, etc.).

Sinais de deficiência de magnésio

A deficiência de magnésio pode manifestar-se em vários sintomas:

  • Obstipação;
  • Tonturas;
  • Palpitações cardíacas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Formigueiro à volta da boca;
  • Tremor” na zona das pálpebras;
  • Dificuldade de adaptação à luz;
  • Hipersensibilidade ao ruído;
  • Cansaço severo, por vezes assim que se acorda;
  • Problemas musculares (cãibras, contraturas, formigueiros);
  • Dores de cabeça e dores na mandíbula devido a tensão;
  • Aperto do peito e dificuldade em respirar profundamente;
  • Distúrbios do sistema nervoso: insônia, stress, hiperatividade.