Espiando alguém pode parecer um péssimo prática, mas ainda vai além hackers: pessoas comuns podem, seguindo os passos simples, para espionar alguém no WhatsApp.
Sim, mesmo sabendo que não é criptografia, existem maneiras em que os outros possam acessar suas conversas no WhatsApp, aqui vamos dizer-lhe porquê.
O WhatsApp Web, o cúmplice dos stalkers
Para os curiosos, é muito fácil acessar a sua sessão através do WhatsApp Web. A única coisa que você precisa é de um computador, conexão com a internet e o acesso a seu telefone celular, mesmo alguns minutos (ou segundos).
Conhecer o método, o “espião” vai ser capaz de ler todas as suas conversas (apenas se o seu telefone está conectado à internet), e mesmo, você é capaz de enviar mensagens da sua conta.
No início, quando o WhatsApp Web apareceu, não havia maneira de detectar que isso estava acontecendo. Pelo menos não no momento.
No entanto, o aplicativo foi percebido que a privacidade de seus usuários em risco, e colocar mãos à obra.
A empresa lançou uma atualização que já avisa com uma pequena mensagem no celular se o seu web sessão está aberta. Mas só isso.
Isto é, mesmo que aparece a mensagem, ele ainda pode ser possível para terceiros, para entrar na sua conta. E, acima dele, a mensagem só aparece quando o site estiver ativo. Isto é, quando você está navegando entre as suas mensagens. Não quando a sessão estiver aberta.
Deténlos
Felizmente, existem maneiras de chegar a esse “curioso” é farejando em suas mensagens.
Você pode fechar a conta do app, você só tem acesso a ele e vá para configurações. Posteriormente, toque no WhatsApp Web e você vai encontrar informações sobre as sessões que você tenha aberto, bem como a opção de fechá-los.
Outra opção, embora talvez não o mais útil, é a de desligar o telefone imediatamente a partir da internet: um sinal wi-Fi ou de dados.
Assim, qualquer sessão do WhatsApp Web não será mais ativo, pois como você pode recordar, é necessário ter o telefone ligado à internet para ser capaz de colocá-lo para usar. Sim: só ativar a sessão enquanto o telefone permanece desligado.
Mas se o que pretende é evitar que alguém entre sua sessão da web a partir de um primeiro bloco de seu telefone celular com o código, o padrão, o pin ou a impressão digital.
Desta forma ninguém terá acesso a sua conta do WhatsApp ou você pode digitalizar com o código do aplicativo, que permite que você faça logon para web. Fique atento para qualquer notificação a partir do WhatsApp que olhar estranho.